Em um mundo marcado pela realidade mista, a tecnologia aparece como ferramenta para a manutenção das relações, a promoção de diálogos e a transformação social, se olhada de modo positivo.
Em outras palavras, a tecnologia reduziu as fronteiras que separam as pessoas das informações, ainda que nenhum outro meio possa ser percebido como mais natural do que o contato face a face. Não há como negar a tecnologia como uma facilitadora: matar a saudade à distância, trabalhar remotamente e acessar informações em cliques são alguns exemplos de como ela se coloca como aliada das trocas, trazendo consigo novos códigos em paralelo às palavras, como figurinhas, GIFs e emojis, que permitem expressar emoções ainda que o emissor não esteja efetivamente sendo visto e garantindo a compreensão da mensagem.
Mas à tecnologia pode ser atribuída também, o é seu poder de manipulação: para além das diferentes interpretações possíveis de uma mensagem e assumindo que fofocas e mentiras sempre existiram, a combinação de elementos usados de forma tendenciosa permite que informações distorcidas criem falsas verdades em escala, trazendo grandes prejuízos pessoais e sociais. Em meio à dualidade entre segurança e liberdade de expressão, nenhum controle há de ser 100% eficaz, mas todo e qualquer esforço nesse sentido é válido.
TECNOLOGIA ALIADA
1. Conversar com aquele amigo que você não vê faz anos por que ele mora longe;TECNOLOGIA INIMIGA
1. Sair com seus amigos e ficar no celular conversando com pessoas que não estão ali, ou vendo stories, memes, etc;